domingo, 5 de abril de 2015

Removendo a Amargura

Celebração noturna na Igreja do Relógio
Ministrando a Palavra: Pr. Ailton Pessanha
Base bíblica:
2 Reis 2
19 E os homens da cidade disseram a Eliseu: Eis que é boa a situação desta cidade, como o meu senhor vê; porém as águas são más, e a terra é estéril.
20 E ele disse: Trazei-me um prato novo, e ponde nele sal. E lho trouxeram.
21 Então saiu ele ao manancial das águas, e deitou sal nele; e disse: Assim diz o SENHOR: Sararei a estas águas; e não haverá mais nelas morte nem esterilidade.
22 Ficaram, pois, sãs aquelas águas, até ao dia de hoje, conforme a palavra que Eliseu tinha falado.
Nesse momento histórico, acontece uma transição de liderança. Elias unge Eliseu para fica no seu lugar. E como todo período de transição, haviam pessoas que duvidavam dessa liderança. Podemos perceber essa dúvida também no ministério de Jesus. Jesus no início do seu ministério, realiza um o seu milagre em um casamento. Havia uma expectativa em relação a Eliseu. Os versículos acima retrata uma situação da cidade de Jerico, que foi colocada para Eliseu. Aparentemente a cidade e boa, porém a amargura da água incomodava bastante os moradores. Podemos levar para nossa vida, e perceber situações de amargura que nos roda. Os nossos traumas tiram a alegria, causando amarguras profundas na nossa alma. Aparentemente podemos nos apresentar bem, mas muitas vezes no interior está doente. O físico pode sofrer, mas a dor na alma e o pior sentimento que possa ser sentido. Vivemos numa época, onde muitas vezes nos encontramos nessa situação, e percebemos em nosso redor, pessoas que deixaram esses sentimentos de amargura tomar conta de toda a sua vida. O maior milagre que podemos vivenciar é a transformação da tristeza em alegria, a amargura pelo doçura do amor de Deus. Carecemos do vinho novo, da alegria, da paz quem Jesus pode trazer. Ele falou em sua palavra: que veio para trazer vida e vida em abundância. Que vida temos vivido???
A água e símbolo da vida. Somos formados por muita água em nosso corpo. E o problema daquela cidade era a água, que era água salobra,não sendo própria para beber, criar animais e nem para plantações. A cidade era boa, porém a dificuldade era muita grande. Quantas vezes passamos a imagem de uma vida como essa cidade. 
As pessoas são atraídas pela parente beleza que a nossa vida expressa, mas ao se aproximar percebe uma amargura profunda, que não é detectada pela medicina, mas que muitas vezes nos leva a ter sintomas de muitas doenças. A tristeza quando vem, traz consigo doenças, que ao passar dos tempos ficam crônicas. Para sermos produtivos, precisamos aceitar o favor de Deus entrar em nossas vidas. Eliseu saiu para o manancial e deitou sal sobre elas. É nesse momento as águas foram saradas, surgiu vida em vez de morte, frutificação em vez de esterilidade. O objeto do milagre foi o sal, que serve para temperar e conservar os alimentos. Na palavra de Deus somos comparados ao sal. A nossa função é temperar o mundo, conservá-lo. Eliseu vai a fonte daquela água para realizar o milagre através de Deus. Onde, nós cristãos, como o sal da terra, chegamos, o ambiente tem que mudar, a situação modifica, sempre para melhor. O Espírito Santo vai no profundo de nossa vida, com o sal para trazer vida e frutificação as nossas vidas.
Ele quer trazer os milagres a nossa vida, ir na fonte, modificar a nossa história, trazer aquela cura que só o Espírito Santo faz. Como aqueles homens que falaram com Eliseu, seja humilde, reconheça o seu problema; tenha iniciativa e busque o sal como aqueles homens. Precisamos buscar a cura no lugar certo, em Deus, através do espírito Santo, nos conduzindo nesse processo de cura em nossa alma. O Senhor quer nos levar a um outro nível de relacionamento com Ele. Permita-se receber a cura e seja feliz. A dor na alma nos aprisiona a sofrimentos insuportáveis. E Jesus veio para trazer vida e vida em abundância. Receba a cura, o vinho novo, a alegria. Fique na paz. Editado por Prª Lucinéia Lessa

0 comentários:

Postar um comentário