quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

LIBERTANDO DAS ACUSAÇÕES E DA CULPA PARA VIVER MELHOR.

 LIBERTANDO DAS ACUSAÇÕES E DA CULPA PARA VIVER MELHOR.
Introdução: Precisamos entender que perdoar não é um ato voluntário, é atitude, é uma decisão, você precisa querer liberar o perdão, e a primeira pessoa que você precisa perdoar é a si próprio. A culpa é um gigante invisível e atormentador.
Adão foi o primeiro a enfrentar uma crise familiar. O problema se instalou, entre seus filhos. Caim começou a encher o seu coração com ciúme e inveja de Abel. O ciúme e inveja são sentimentos profundamente destrutivos, esses sentimentos resultaram no assassinato de seu irmão Abel.
I - Perdoando a si mesmo, um problema que precisa ser resolvido.
1- A voz do acusador: Tem pessoas que sofrem com a culpa de algo que  se fez no passado e não se perdoa, atitudes que trás triste lembrança, e com isso, se sente incapaz de receber o perdão de Deus. O diabo é o acusador, ele quer que você carregue essa culpa para a vida inteira, ele aponta os seus erros, e tenta te fazer acreditar que Deus não tem perdão pra você, que a morte de Jesus na cruz foi em vão, no entanto há uma palavra de Deus para você: dos teus pecados, diz o Senhor, não me lembrarei mais, você está livre!
2 – O advogado infalível: parece que estamos todos os dias, diante de um tribunal, onde estamos sendo acusado brutalmente pelo inimigo, o acusador, mas o que nos consola é saber que existe também um advogado de defesa, o que nunca nos abandona, Ele está presente em todas as acusações que sofremos, o seu nome é JESUS. João nos diz: Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; mas, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo. 1 Jo 2:1.
3 - A única opinião que nos interessa é a de Deus. Não importa o que as pessoas pensam de você ou fala a teu respeito, isso não deve ser parâmetro para a vida de ninguém, saiba de uma coisa, se você já recebeu o perdão de Deus, é suficiente. Se as pessoas ainda te julgam e não querem liberar o perdão para você, isso é problema delas, o que de fato importa é que Deus já te perdoou e Ele não se lembra mais dos teus erros, então saia dessa tristeza que te abate, se liberte dessa culpa, receba cura em tua alma e seja feliz, porque JESUS te ama e se preocupa com você.
II. Resolvendo situações complicadas: (é preciso fazer a coisa certa)
Davi entendeu isso, e não perdeu tempo, assim que ouviu a voz de Deus, ele buscou o seu perdão. Não deixe que o mal se espalhe sobre a tua família.
1. Tudo que fazemos já é conhecido por Deus. II Sm 12
O Senhor mandou o profeta Natã ir até a casa de Davi em um ato de misericórdia, pois já sabia que o rei estava encrencado com o pecado. Davi tinha comedido um adultério e um assassinato e achou que estava tudo certo que ninguém sabia, ele só pensou em si mesmo, foi um egoísta, não medindo as consequências dos teus atos. v.1
2. Davi reconhece os seus pecados e recebe o perdão de Deus! V. 13
O Senhor aceitou a cofissão do seu servo e o livro da morte, pois pela lei ele teria que ser morto em praça pública. Davi fez a coisa certa, não quis carregar sozinho o pesa da culpa que estava sobre seus ombros, encontrou alguém que estava disposto a dividir o peso com ele.
3. Trazemos em nossas vidas as marcas do pecado. V. 14,15. (Sl 51:1-3)
O filho de Davi adoeceu e morreu sete dias depois. Davi implorou a Deus em favor da criança, ele jejuou se prostrou ao chão. Então Davi se levantou do chão: ele não ficou prostrado, não aceirou a derrota para sua vida.
 Lavou-se: tirou a sujeira do seu corpo, ficou limpo - perfumou-se: trocou o mau cheiro da derrota pelo perfume de uma vida nova, o bom perfume de Cristo, o perfume de vitória que melhora o ambiente - trocou de roupa:  tirou as vestes (saco) de humilhação, por vestes de rei, de vencedor de adorador. Depois entrou no santuário do Senhor e o adorou. V. 20 (Sl 51:10-12) para ler
III. Tenha uma visão diferente: Esqueça o passado e olhe para o futuro (mulher de Ló). Não olhe para traz, O passado só vai te trazer sofrimento e dor, tristeza e lamentação. Olhe para frente e veja a nova história que Deus esta escrevendo pra você, para sua família.
Quem perdoa não senta no túmulo das lembranças para recordar.
Quem perdoa aceita a outra como ela é, embora não concorde com suas atitudes negativas. Enquanto existir imperfeições, existirá o perdão.
O perdão não é um sentimento, é uma decisão, uma atitude de fé.
Quem não perdoa é entregue aos “Verdugos” que significa torturadores. Quando não perdoamos somos colocados em prisão e atormentados em um mundo espiritual, nos deixando em um estado lastimável, provocando doenças, profunda tristeza e solidão. Portanto libere o perdão hoje mesmo, e não o retenha e viva em paz Deus. (Mt.18.24-34) para ler

Conclusão: Muitas palavras ditas na hora errada e de forma indevida têm servido de armas dentro de casa para matar membros da nossa família. Pessoas que carregam mágoas profundas no coração por não liberar o perdão. Os maiores problemas de saúde se localizam na alma. Depressão, angustia, ansiedade, solidão e tantas outras. As maiorias dessas doenças só poderão desaparecer se a tratarmos com o perdão – perdoar não é esquecer, é lembrar sem sentir dor. Será que você consegue?
Pr. Ailton M.Pessanha

0 comentários:

Postar um comentário