domingo, 5 de abril de 2015

O guarda fiel

1 Se o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o SENHOR não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela.
2 Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão de dores, pois assim dá ele aos seus amados o sono.
3 Eis que os filhos são herança do SENHOR, e o fruto do ventre o seu galardão.
4 Como flechas na mão de um homem poderoso, assim são os filhos da mocidade.
5 Bem-aventurado o homem que enche deles a sua aljava; não serão confundidos, mas falarão com os seus inimigos à porta.
Esse Salmo foi cantando pelo povo de Israel durante a sua caminhada a Terra Prometida. É um Salmo conhecido como salmo de degrau. Os momentos de maior dificuldade na caminhada, o povo cantava alguns salmos da Bíblia.
A primeira parte do versículo 1 do salmos 127, nos fala de segurança. E ela nos leva a fazer-mos planos que sempre são direcionados a ter estabilidade, que é o desejo de todo o coração do ser humano. Esse verso nos fala que é no Senhor que devemos pedir aprovação para esses projetos. E ao fazer tais planos, colocados em Deus, tomamos atitudes inexplicáveis no momento, mais que no futuro se encaixa como um grande quebra-cabeça.
A segunda parte, nos prova que inúteis serão nossos esforços se o senhor não edificar a nossa vida. Nenhum mal tem poder sobre a nossa vida, pois no momento que entregamos nossa vida ao Senhor, ele nos livra de tudo o mal.
O versículo 2 muitas vezes nos esforçamos tanto para conquistar bens, plano de saúde, passar em concursos, trabalhando demasiadamente para termos uma vida melhor, se não dependermos da providência de Deus. E Deus que nos dá sono para dormir, apetite para comer... Não adianta nada disso se não for Deus.
No versículo 3, trata do relacionamento com nossos filhos. Deus sabe que esse relacionamento está impregnado de preocupação. E Ele conhece o coração dos pais e os filhos. Quando os pais fazem a sua parte, Deus faz a dele. Ensina o menino no caminho que deve andar... Essa é a recomendação que a Bíblia nos traz.
No versículo 4, nos fala que o melhor momento para termos nossos filhos é na juventude. Quando pessoas com mais idade se tornam pais por algum motivo, ou acabam cuidando de netos, acaba sendo desastroso, e não fluindo normalmente.
O versículo 5, complementa o versículo 4, pois fala da defesa que a nossa aljava nos dá, isso é os nossos filhos. Percebemos que os nossos filhos vão mais longe do que eu. Eles conseguem estudar mais. Galgar posições melhores que a nossa. É assim que funciona os planos de Deus em relação às nossas vidas. Nossos filhos serão como flechas na mão do valente, herança do Senhor e defensores dos nossos inimigos. Tome posse, e benção de Deus.
Culto de Ensino
Ministrando a Palavra: Pr. Lessa Júnior
Base Bíblica: 
Salmos 127

0 comentários:

Postar um comentário