quarta-feira, 9 de março de 2016

Perdão e Reconciliação na família

Celebração noturna na igreja do Relógio
Ministrando a Palavra: missionária Rosilane Pessanha

Base Bíblica: Gênesis 25
23E o SENHOR lhe disse: Duas nações há no teu ventre, e dois povos se dividirão das tuas entranhas: um povo será mais forte do que o outro povo, e o maior servirá ao menor.
Esse versículo retrata a passagem de dois bebês gêmeos, nascidos através da oração de seu pai Isaque. Deus respondeu a oração, permitindo Rebeca está grávida, através de uma promessa. Rebeca percebeu de forma muita clara o que Deus havia dito. Ela sentiu os gêmeos lutando em seu ventre. A promessa de Deus era o menor servir o maior, o mais velho servir o mais novo. Raquel nitidamente sentia em seu coração o que Deus havia dito. E passou analisar os filhos crescendo, com hábitos tão distintos. E essas diferenças fez a mãe gostar mais de Jacó, e o pai mais de Esaú. A divisão não foi foi apenas com os irmãos, mas aconteceu no coração dos pais. A preferência estava clara no ambiente familiar, fazendo os filhos perceberem. Que brecha maligna!!! Acontece sutilmente, como uma pequena ranhura, que aumenta conforme a pressão que vai impulsionando, e enfim forma uma rachadura, até o rompimento por completo. Várias atitudes foram tomadas, com intuito de fazer acontecer a promessa de Deus. Raquel enganou o marido Isaque e o filho Esaú, estimulando o erro de Jacó. O rompimento de fato ali aconteceu, causando muita dor e amargura, e o forte desejo de matar um ao outro. Jacó teve que fugir para não morrer. Raquel teve que suportar a ausência de seu querido filho. Devemos vigiar os sentimentos que brotam no nosso coração, e filtrar-los a luz da Palavra de Deus. Não podemos permitir que o inimigo plante a raiz de amargura em nossa família. Observamos várias gerações, em uma mesma família deixando essa raiz florescer e dar frutos malignos. Se passamos por essa situação devemos em nome de Jesus cortar essa amargura, usando a arma certa, que é a do perdão. Jacó teve o seu momento de corrigir seus erros. Começou com um encontro com Deus, e após em humilhação o pedido de perdão. Toda a situação entregue a Deus, é passível de total transformação. O nosso Deus vai onde não podemos. Viver em unidade em nossa família depende de nossas atitudes. Devemos buscá-las e trabalhar em oração e atitudes. Podemos sim, mudar o rumo que tem levado as nossas vidas e a nossa família. O medo surgiu no coração de Jacó, ao ter que tomar atitudes. Mas ao encontrar com Deus somos encorajados a fazer o que é certo, mesmo paralisado com o medo. Se Deus tem nos conduzido à fechar brechas em nossos relacionamentos, sigamos, pois o Deus de Jacó estará conosco.
Jacó ao encontrar com o seu irmão Esaú, foi abraçado. Que momento lindo!!! Deus restaurou aquele relacionamento. Houve arrependimento, mudança de vida e nome. Deus permitiu que Jacó chegasse a um ponto que desejasse muito a benção. Nós não precisamos chegar a esse estágio, pois a Palavra de Deus tem nos ensinado e confrontado. Mas se chegarmos a esse ponto, vamos lutar por toda uma noite, pois o choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã. Escolha, viver a UNIDADE em sua FAMÍLIA em 2016. Fique na Paz!  Resenha de Prª. Lucinéia Lessa

0 comentários:

Postar um comentário